Por que as empresas devem ser sustentáveis?

Categoria: Empresas Sustentáveis Data: 28 de agosto de 2020

Muitas pessoas acreditam que está pergunta aplica-se somente a diretores, acionistas e empresários, mas esquecem-se que a partir do momento em que você foi contratado para prestar serviços, precisa seguir as políticas da empresa e uma das políticas mais mencionadas atualmente é a sustentabilidade, independente de seu cargo na empresa, você precisa começar a observar o comportamento dela no meio empresarial, com você (funcionário), pessoas ao seu redor e com o meio ambiente.

Uma empresa sustentável impacta diretamente você e sua qualidade de vida, já que as ações dela podem se tornar benéficas ou maléficas no seu dia a dia. Sabemos que uma empresa ajuda a girar a economia de um país e devido a isso as que ainda não fizeram a sustentabilidade parte de suas políticas precisam rever isso urgentemente!
Vários estudos e avaliações comprovaram a eficácia e o desenvolvimento crescente de uma empresa sustentável. Ser uma empresa sustentável não é abrir espaços para concorrentes e deixar de lucrar, muito pelo contrário é poder contar com ferramentas tecnológicas e ter uma visão sobre o futuro de forma ampla, entendendo que quando se possui conhecimento de um empreendimento é possível crescer e se desenvolver sem que o meio ambiente seja prejudicado. E de que forma? Simples, através de programas de bem-estar para funcionários, redução do impacto ambiental que leva empresa a se adequar as leis vigentes e ajuda na diminuição de multas, redução de desperdício e assim acaba gerando mais oportunidades.

Após esse entendimento do que é ser uma empresa sustentável vamos falar sobre os lucros que você pode conseguir com essa atitude? Se atualmente sua empresa não é sustentável saiba que ela pode estar caminhando para o seu fim, afinal multas e desperdícios constantes que parecem ser inofensivos são os que no final pesaram mais. É impossível lucrar quando no ambiente de trabalho é realizado demissão atrás de demissão, isso porque já é comprovado que uma empresa que não possui gestão ambiental tem dificuldades em manter seus funcionários felizes e adaptados ao ambiente.

Além de questões ambientes propriamente ditas, a sustentabilidade também é relacionada com as necessidades básicas pessoais de uma família isso inclui, moradia, alimentação, saúde e saneamento básico. Enquanto essas necessidades não forem supridas por seus devidos setores será impossível obter de um profissional uma postura adequada já que há tantos problemas que o preocupam e o impedem de seguir adiante e sua empresa e toda uma sociedade também ficam estacionada em crescimento.
A sustentabilidade está primeiramente ligada com a felicidade e a satisfação das pessoas, para então fazer parte do ambiente onde se vive.
Empresas e funcionários, abram o olho! Os tempos estão mudando em alta velocidade, e quem não acompanhar não fará parte da nova economia.

Fonte: Revista Sustentabilidade

in