Gerenciamento de Áreas Contaminadas: Tudo que você precisa saber!

Categoria: Meioambiente Data: 1 de dezembro de 2023

O gerenciamento de áreas contaminadas (GAC) consiste em um conjunto de ações de identificação, técnicas e procedimentos para avaliação de áreas e seus respectivos níveis de degradação. Onde é feito uma implementação de medidas de intervenção em determinada região, com o objetivo de viabilizar o uso seguro proposto e implementado em cada um deles. Após mapear a área, é possível implementar as estratégias específicas para começar o seu processo de recuperação e redução de riscos, que possam comprometer a saúde e a preservação do meio ambiente. Mas antes de iniciar o processo, visa lembrar que o gerenciamento de áreas contaminadas deve passar pelos seguintes estágios:

Avaliação preliminar
Essa avaliação acontece por meio da apuração das atividades que já foram desenvolvidas e que estão em funcionamento em uma determinada área de interesse.

Investigação ambiental confirmatória
A investigação confirmatória é a segunda etapa no gerenciamento de áreas contaminadas, tendo como objetivo atestar ou não a presença de passivos ambientais.

Avaliação detalhada
Essa etapa é essencial ao gerenciamento de áreas contaminadas, sendo onde se dará início ao processo de reabilitação da área de estudo.

Avaliação de risco
O objetivo dessa etapa é caracterizar a existência de risco aos receptores identificados, expostos ou potencialmente expostos a substâncias químicas.

Plano de remediação
Após classificar detalhadamente os contaminantes e os seus impactos ou riscos, a equipe técnica desenvolve um novo projeto de remediação, onde serão implementadas medidas para controle de proliferação dos contaminantes nessas áreas, garantindo que estejam dentro dos limites permitidos pelos órgãos ambientais.

Monitoramento
É a parte em que a área será monitorada durante o período determinado pelos órgãos de fiscalização ambientais, sendo importante para acompanhar se as medidas de remediação aplicadas estão sendo eficazes ou se necessitará de novas intervenções.

Para conferir mais assuntos como esse, acesse nosso canal de notícias.
https://www.recopel.com.br/blog/

in